Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES
CONTATOS  (31-08-2018)
INICIO  (30-07-2018)
RADIOAMADORES  (10-07-2018)
Paulo PU1-PDM  (26-04-2018)
Sérgio PY1-PP  (26-04-2018)
Rangel Py1-MWR  (26-04-2018)
Edésio PY1-EP  (25-04-2018)
Marcos PY1-WE  (25-04-2018)
RÁDIOS
Qual a melhor marca de Rádio para você?
OUTROS
YAESU
KENWOOD
ICOM
BAOFENG
ALINCO
ADI
Ver Resultados

ONLINE
1





Partilhe esta Página

 

 

 

  

CONSULTA A INDICATIVO

 

  


INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO

Cabo RIB

  São cabos com objetivo de efetuar ajustes de configurações em equipamentos que, por sua arquitetura operam com características pré-determinadas, juntamente com o software dedicado instalado em um computador, facilitando visualmente os ajustes e configurações do rádio.

   Abaixo temos um exemplo de uma RIB SERIAL DB9 utilizada na configuração do rádio morotola PRO-5100.

 

  Note que esse tipo de RIB é plugada diretamente a porta SERIAL do computador/notebook que juntamente com software dedicado, tem como objetivo transmitir e receber dados vindo do rádio, desta maneira lendo e escrevendo as configurações, lembrando que atualmente os novos computadores não trazem mais essa porta.

 

  Abaixo temos um exemplo de um notebook que possui a porta SERIAL, pode ser facilmente reconhecida por ser composta por nove pinos (conector DB9 macho).

 

  Caso possua um computador/notebook que não possua a porta SERIAL, você podera optar em comprar um conversor USB para SERIAL, desta forma o computador irá reconhecer como uma porta SERIAL. Lembrando que usuários do windows 7 em diante, sempre procurar o driver mais atual possível do cabo, pois há relatos de alguns problemas em utilizar drivers antigos, busque sempre pelo modelo do conversor USB-SERIAL no google, pois o fabricante sempre deixa disponível atualizações do driver.

 

  Abaixo temos um exemplo de um popular conversor USB-SERIAL, caso sua RIB seja do tipo SERIAL DB9, poderá utilizar juntamente com este conversor.

 

  Porém também temos RIB com esses conversores embutidos, facilitando bastante as configurações dos rádios. Bastando instalar o driver e em seguida instalar o software configurador.

 

  Abaixo temos um exemplo de uma RIB com conversor USB-SERIAL já embutido.

 

 

 

  O "tal" driver que várias vezes mencionados acima, são conjuntos de arquivos indispensáveis ao sistema, que devem ser instalados ao computador, para que desta forma o windows ou linux possa  identificar e deixar o dispositivo pronto para o uso. Repare sempre a compatibilidade do driver a ser instalado, em caso de uma instalação mal sucedida você não conseguirá iniciar a comunicação com o rádio. 

 

 E agora como ver se o cabo está corretamente instalado ?

 

Você pode acessar a seguinte sequência: Menu iniciar > Painel de controle > Sistema > Propriedade do sistema>Hardware > Gerenciador de dispositivos 

ou simplesmente apertando juntamente a tecla "Windows" e a tecla "PauseBreak" (localizada proxima da tecla Delete), irá surgir a janela de propriedade do sistema.

  Procure por "Portas COM & LPT" caso corretamente instalado o driver, será listado sua porta SERIAL, observe qual número da sua porta, por exemplo: COM1, COM2,COM3. Pois será importante na hora de configurar o software para comunicar com o rádio.

 

Veja o exemplo abaixo, porta COM1 sendo a porta já contida no notebook (antigo) e a porta COM3 da RIB USB-SERIAL do Baofang. Note que ambas estão instaladas e reconhecidas pelo Windows.

 

 

  Desta maneira basta se atentar ao número da porta e configurar ao software programador.

 

  Detalhe de configuração do software programador, seguirá no próximo artigo.

 

Forte abraço a todos;

PU1-KGD.